top of page
Buscar
Foto do escritorAndrea Coleto Fernandes

Moda e cultura, sempre juntas!

Para quem tem dúvida, já damos um spoiler: sim, moda é cultura!


Ela é história, é a característica de um povo. Representa hábitos, costumes e a identidade de uma determinada época. Somos capazes de acompanhar as mudanças de comportamento através da time line da moda.


Quando falamos em moda sempre pensamos em consumo, em supérfluo, mas ela é muito mais do que isso. Estamos nos referindo à cultura e história da sociedade. Veja que interessante: no início da idade média, as roupas alongavam o corpo e davam a impressão de “subir aos céus”, fruto do pensamento que considerava Deus como o centro de todo o universo. Séculos depois, chega a “moda império”, baseada nas estátuas gregas.


No século XIX, as mulheres usavam espartilhos. Peça íntima que impedia determinados movimentos, o espartilho representava o poder financeiro dos seus maridos, afinal, as mulheres mais abastadas não trabalhavam, não precisavam se locomover e nem cuidavam dos filhos. Quando as grandes guerras chegaram, o cenário mudou. Os maridos foram para guerra e elas ao mercado de trabalho. Os espartilhos foram abandonados e a moda teve que se adaptar com saias e calças. No século XX, as mudanças de estilo e tendências aconteceram com maior velocidade. No final da 1ª Guerra, na década de 20, vieram as transformações modernistas. Tudo era alegre e revolucionário, mulheres de roupas curtas e cabelos idem. Já durante a 2ª Guerra, os tecidos ficam muito caros e raros, gerando uma prevalência de cores pesadas como o cinza, preto e azul marinho. Na década de 50, as roupas voltam a ficar coloridas, as mulheres retornam para casa para cuidar dos filhos e maridos.



Houve uma época em que as mais gordinhas eram admiradas. Ser mais “cheinha” significava abundância em termos materiais. E hoje? O corpo magro é o mais desejado, reflexo de um comportamento que preza os cuidados com a saúde, alimentação, estética e por aí vai. Quer outro exemplo? Antigamente, o bronzeado era ligado aos pobres, às pessoas que tinham que sair de casa para sobreviver. Hoje, a essência do mesmo bronzeado é ter tempo para se divertir!


Atualmente, tudo muda com tanta rapidez que fica difícil caracterizar estilos e tendências. Como você pode constatar, as mudanças na moda traduzem as transformações do tempo e da história. A moda é viva, está em constante evolução e acompanha a cultura de uma época (ou se impõe a ela). Ao definir o seu estilo, lembre-se, você está passando uma mensagem ao mundo!


Quer inspiração para encontrar o seu sentido na moda? Acompanhe o nosso blog e navegue pelas páginas do nosso site! Miscoleto é moda e cultura!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Peach Fuzz, a cor de 2024!

A cor Peach Fuzz, escolhida para representar 2024, é uma tonalidade suave e calorosa que evoca delicadeza e otimismo. Com nuances de...

Comments


bottom of page