Que jogue a primeira pedra quem nunca disse ou pensou “não tenho nada para vestir” diante um guarda-roupas abarrotado! A gente sai comprando, acompanha as tendências de moda, muda de estilo e voilá! Peças que não combinam entre si, roupas nunca usadas ainda com etiqueta ou que deixamos de gostar. Vamos combinar que essa é a realidade da maioria de nós, consumidoras!
Principalmente por conta da pandemia e do consequente home-office, passamos a priorizar roupas mais confortáveis e deixamos algumas peças de lado. Agora, com a retomada do trabalho presencial e das interações sociais, é um bom momento para conhecer o conceito do “guarda-roupa cápsula”.
Quem teve a ideia na década de 70 foi a estilista londrina Susie Faux. Desde criança, Susie foi cercada por roupas bem cortadas e de qualidade produzidas por seus avós e pais alfaiates. Na idade adulta, observava mulheres com muita dificuldade de manter um estilo formal e elegante. Então, Susie criou um guarda-roupas enxuto e prático, com itens essenciais, atemporais e, o mais importante, que combinassem entre si.
Com o conceito de sustentabilidade em alta nos tempos atuais, as pessoas têm percebido que optar pelo minimalismo do guarda-roupas cápsula é um novo estilo de vida!
Quais são as linhas básicas da proposta? Como montar o seu guarda-roupa cápsula?
1. Desapegar daquilo que você não usa mais, nunca usou e não faz mais o seu estilo;
2. Selecione suas peças preferidas de acordo com as estações do ano e arrume o armário, pensando em cerca de 30 peças para o verão e 30 para o inverno (apesar do nosso clima maluco!);
3. Procure manter, no máximo, 70 peças que você poderá usar durante o ano. Sem exageros, reorganize o seu guarda-roupas por estação, ok?
4. Racionalize na hora das compras: opte por itens versáteis, de qualidade, que combinem entre si;
5. Escolha uma paleta de cores e, sendo prática, pense em sobreposições para os dias mais frios;
6. Tenha mais peças para a parte de cima, já que as de baixo podem ser utilizadas mais vezes.
E o que eu ganho com isso?
Basicamente, uma nova forma minimalista de viver, na contramão do consumismo!
Como o guarda-roupa cápsula é sustentável e baseado no consumo consciente, você contribuirá para gerar menos lixo no meio ambiente. Pense nas toneladas de roupas descartadas que não são recicladas e ficam emitindo substâncias tóxicas. Você não quer fazer parte desta degradação, né?
Outra vantagem é fugir das produções “fast fashion”, aquelas que têm suas fábricas em países de terceiro mundo, muitas vezes envolvendo trabalho em condições precárias.
E, cá entre nós, o guarda-roupas cápsula além de significar economia, facilita a nossa escolha na hora de decidir o que vestir e poupa o nosso tempo! É muito mais fácil arrumar um guarda-roupas minimalista!
Sabemos que a opção por este novo estilo de vida é uma mudança que deve ser feita gradualmente. Comece desapegando e procurando criar uma consciência de consumo consciente. Já é um começo! #Fica a dica!
Gostou do tema? Curta, compartilhe e comente abaixo.
Até a próxima!
Comments